sábado, 15 de abril de 2017

Reino Monera - Questões

Integrantes: Carolina Novaes (60136), Júlia Lautert (48076), Nathália Pereira (51051) e Carolina Machado (65260)



Turma 202

   Bem-vindos a mais um post do Blog Cientista! Hoje vamos testar todos os conhecimentos adquiridos no texto anterior sobre o Reino Monera resolvendo algumas questões. Será que seremos capazes?
      Vamos lá!


RESPOSTA: 
a) No caso da meningite e da tuberculose, os agentes patogênicos são transmitidos através de gotículas eliminadas pela fala, tosse ou espirros. Já o tétano é transmitido por meio do contato de ferimentos na pele com esporos do bacilo Clostridium tetani.

b)    Sintomas da meningite → febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez na nuca e prostração.
Sintomas da tuberculose → tosse, febre, sudorese, cansaço e emagrecimento.
Sintomas do tétano → dificuldade de abrir a boca, engolir, convulsões e espasmos.
    As formas básicas de profilaxia são: tomar as vacinas que podem prevenir essas doenças, evitar aglomerações de pessoas e locais mal ventilados, ingerir apenas água tratada, evitar o contato com fezes e materiais enferrujados e lavar bem as mãos e os alimentos. 

c)  O aparecimento de doenças como essas está associado à ocupação desordenada do espaço e à pobreza. A degradação do meio ambiente facilita a adaptação de organismos transmissores de doenças. Assim, as medidas sociais e preventivas são necessárias para evitar o aparecimento dessas doenças e as medidas educacionais devem ser aplicadas para garantir uma melhor qualidade de vida.



RESPOSTA:
a)      Transformação → a célula receptora capta do meio pedaços de DNA livres procedentes de outras células, já mortas.
Conjugação → há um contato físico entre a célula doadora e a receptora, realizado através de um tipo de pili. Após a transferência de DNA, as células se separam e se reproduzem assexuadamente.
Transdução → ocorre quando um vírus bacteriófago, após incorporar pedaços de DNA bacteriano ao seu material genético, infecta uma nova bactéria. Ao fazer isso, o DNA bacteriano presente no vírus será incorporado ao DNA da bactéria infectada, que apresentará uma nova composição gênica.

b) Em relação à reprodução assexuada, que depende de mutações para promover novidades genéticas, a recombinação amplia consideravelmente a possibilidade de surgimento de novas características ou capacidades, o que aumenta as chances de adaptação e sobrevivência dessas populações de bactérias.



RESPOSTA:
a) Bactérias do gênero Rhizobium com as raízes de plantas leguminosas.
Essas bactérias estabelecem relações de simbiose com as plantas leguminosas, nas quais sintetizam substâncias nitrogenadas que são aproveitadas tanto por elas quanto pelas raízes da planta hospedeira.
b) Bactérias da espécie Escherichia coli no intestino grosso dos seres humanos.
Essas bactérias sintetizam vitamina K, e alguns tipos de vitamina B, utilizados pelo hospedeiro. Em contrapartida, o intestino grosso provê um ambiente e nutrientes adequados para a sobrevivência dessa bactéria.



RESPOSTA:
a) O ácido lático pode causar uma degeneração nos dentes.

b)  A gengivite é uma lesão das gengivas e sua origem pode estar em variadas causas, como a escovação excessiva ou o uso incorreto do fio dental. A placa dental, que é a aderência formada por bactérias, muco e resíduos de alimentos, quando não é eliminada pode provocar cárie e converter-se em tártaro, ou seja, um depósito duro na base do dente que irrita e inflama as gengivas.

c) Para evitar esses problemas, é importante escovar os dentes de maneira correta após as refeições, além do uso do fio dental.



RESPOSTA: 
Esse tipo de bactéria autotrófica apresenta genoma muito simples, de baixa exigência, o que permitiu a colonização de ambientes marinhos pobres em luz ou sais minerais. Por serem muito abundantes, são responsáveis por quase metade da produção de matéria orgânica marinha.



 RESPOSTA:
As bactérias fixadoras de nitrogênio captam o N2 do ar, que passa a fazer parte das substâncias orgânicas presentes em suas células. Quando elas morrem, liberam o N2 no ambiente sob a forma de amônia. As bactérias nitrificantes presentes no solo oxidam a amônia em nitratos, que são absorvidos pelas plantas e, assim, o nitrogênio entra na cadeia trófica. As bactérias decompositoras alimentam-se de animais e vegetais mortos e, ao degradar a matéria, produzem amônia, que também é oxidada pelas bactérias nitrificantes.


RESPOSTA:
Fotoautotróficas = utilizam energia luminosa, no processo chamado fotossíntese.

Quimioautotróficas = utilizam energia liberada a partir de reações químicas de oxirredução, no processo chamado quimiossíntese. 


RESPOSTA:

As bactérias participam da produção de insulina sintética, usada pelos diabéticos. Os genes da insulina humana podem ser inseridos em bactérias Escherichia coli, que passam a produzi-la.



RESPOSTA: 
Ambas são seres procarióticos.



RESPOSTA:

A afirmação está errada, pois muitas espécies bactérias não patogênicas vivem em mutualismo no organismo humano, constituindo a microbiota normal, que funciona até mesmo como uma defesa do corpo.



Esperamos que todos tenham compreendido as questões! Até o próximo post!



       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


      CASTRO OSORIO, Tereza. Biologia 2. 2ª Edição. São Paulo: Edições SM, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário