domingo, 16 de abril de 2017

Reino Fungi - Questões + Prática

Integrantes: Carolina Novaes (60136), Júlia Lautert (48076), Nathália Pereira (51051) e Carolina Machado (65260)
Turma 202

Bem-vindos a mais um post do Blog Cientista! Dessa vez, testaremos os conhecimentos adquiridos no último post com alguns exercícios e também mostraremos para vocês os resultados de uma prática realizada por nós da equipe!
Vamos lá!


EXERCÍCIOS

RESPOSTA:
As plantas são organismos fotossintetizantes, ou seja, são autótrofos e apresentam clorofila, enquanto os fungos são heterótrofos e não possuem clorofila. Outro aspecto que diferencia os fungos das plantas é a presença de quitina (característica animal) em sua parede celular. 


RESPOSTA:
            Sim, porque possui quitina (característica animal) e parede celular (característica vegetal).


RESPOSTA:
a)      Saprófaga, alimentação de matéria orgânica em decomposição. Extracelular e extracorpórea.
   b)    Esse modo de nutrição, que utiliza a matéria orgânica em decomposição, ajuda a reciclar a matéria da natureza, o que é fundamental para a manutenção da vida na Terra.
c)      Zigomicetos
d)      De forma geral, os fungos realizam absorção extracelular extracorpórea.



RESPOSTA:
Observe a seguinte tabela:



RESPOSTA:
a)      A — quitridiomicetos
B — zigomicetos
C — ascomicetos
D — basidiomicetos
b)      Esses fungos se caracterizam por viverem principalmente em ambientes aquáticos, pois possuem flagelos que ajudam na locomoção.
c)      Ocorre no período de reprodução, quando se formam as hifas dicarióticas. C e D.


RESPOSTA:
a)      Fotossintetizantes
b)      Predador.



RESPOSTA:
            A estrutura da parede celular dos fungos apresenta quitina, diferenciando-a da parede celular das plantas.


RESPOSTA:
            A massa do pão cresce por conta da liberação de gás carbônico gerado pelo processo de fermentação.



PRÁTICA

            Para que pudéssemos visualizar melhor o conteúdo, fomos ao laboratório de Biologia realizar uma prática. Com ela, pudemos observar os aspectos macroscópicos dos fungos, as estruturas microscópicas dos fungos, as estruturas microscópicas dos liquens e estudar a levedura Saccharomyces cerevisae em diferentes estágios de brotamento.
            Primeiramente, preparamos o fermento biológico em água com açúcar.
            Alguns minutos depois, o preparo tinha essa aparência:

No dia seguinte, tinha essa aparência:


Preparamos, então, uma lâmina com amostras do fermento desenvolvido, evidenciando a estrutura do fungo ao microscópio. O que observamos tinha mais ou menos essa aparência:

Para fixarmos, desenhamos o que vimos, identificando a célula mãe e o fungo que estava em brotamento:

Depois, observamos os vários fungos trazidos pelo professor. Você também pode observá-los aqui:





Fizemos, então, um desenho de um deles, identificando as partes e dando suas funções.


            Por último, preparamos uma lâmina com um fragmento de líquen, observando, assim, as hifas dos fungos e as células das algas. O que observamos, a olho nu, era mais ou menos assim:

No microscópio, era assim:


            Dessa forma, pudemos identificar a alga unicelular e as hifas do fungo em relação mutualística com ela:




Esperamos que todos tenham compreendido! Até o próximo post do blog!



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CASTRO OSORIO, Tereza. Biologia 2. 2ª Edição. São Paulo: Edições SM, 2013


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