quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Mamíferos

INTEGRANTES: Julia Lautert (48076), Nathpalia Pereira (51051), Carolina Novaes (60136) e Carolina Machado (65260)
Turma 202


MAMÍFEROS


Olá, caros leitores! Bem-vindos a mais um post do Blog Cientista! Hoje vamos aprender sobre os Mamíferos!
Os mamíferos pertencem à classe Mammalia, que reúne cerca de 5400 espécies, das quais 700 podem ser encontradas no Brasil. Estas espécies são muito diversificadas e estão presentes em todos os biomas, o que faz com que os mamíferos possuam uma maior diversificação ecológica do que as aves, além da maior diversidade estrutural e fisiológica.


CARACTERÍSTICAS GERAIS
A principal característica dos mamíferos é a presença das glândulas mamárias, as quais são especializadas em produzir leite, que é o alimento dos filhotes. Na maior parte das espécies, ocorre a especialização dos dentes, que têm formas diferentes de acordo com a função que possuem, adaptados ao tipo de alimentação do animal. Os mamíferos também apresentam pelos, que revestem o corpo total ou parcialmente, ajudando a manter a temperatura. 

A pele dos mamíferos apresenta duas camadas: a derme e a epiderme. A derme é a camada interna, sob a qual há uma camada de gordura que contribui para o isolamento térmico. Já a epiderme é a camada externa - impermeabilizada por queratina, conserva a umidade do corpo e atua na proteção contra agentes externos. A epiderme pode produzir diversas estruturas, como chifres, garras, unhas e cascos. Existem outras glândulas especializadas na pele: as sebáceas (produzem uma secreção que impede a pele e os pelos de se ressecarem), as sudoríparas (produzem o suor, que ajuda a regular a temperatura) e as odoríferas (produzem substâncias com cheiro que ajudam na delimitação de território, defesa e atração sexual). 

Os mamíferos são endotérmicos, o que significa que eles mantém sua temperatura corporal constante, possibilitando a adaptação a ambientes muito frios. Além das regiões frias, estes animais também habitam ambientes aquáticos, túneis sob o solo e copas de árvores. O ser humano, por exemplo, é o mamífero com distribuição mais ampla ao redor do globo.

Além disso, os mamíferos também apresentam cérebro bem desenvolvido e diafragma separando o tórax do abdome. A marcha quadrúpede é a mais comum, mas também existem espécies bípedes, como o canguru e o ser humano.

ESTRUTURA E FISIOLOGIA CORPORAL

Os mamíferos possuem coração com quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos), o que possibilita uma circulação fechada, dupla e completa, o que significa um fornecimento de oxigênio mais eficiente para o organismo. A respiração é sempre pulmonar, mesmo nas espécies aquáticas, e o pulmão é formado por alvéolos. O diafragma auxilia na respiração, e o palato duro (osso localizado no céu da boca) separa a cavidade bucal da nasal, fazendo com que os mamíferos possam respirar enquanto comem.

O sistema nervoso é constituído pelo encéfalo, pela medula espinal e pelos nervos. Ele é mais complexo, com hemisférios cerebrais e cerebelo aumentados. O córtex cerebral mais desenvolvido confere aos mamíferos grande inteligência, memória e capacidade de aprendizagem. A visão, o olfato, a audição e o tato também são bastante aguçados.
O sistema digestório é completo. O processo começa na boca, com os dentes, glândulas salivares e língua capaz de sentir o paladar dos alimentos. Logo depois o caminho segue pelo esôfago, estômago e intestino delgado, onde o fígado e o pâncreas lançam enzimas digestivas, seguindo-se depois o intestino grosso e o ânus (exceto nos monotremados, que possuem cloaca). Os mamíferos também excretam ureia, que é filtrada do sangue pelos rins e expelida em forma de urina.

Muitos mamíferos a presentam comportamentos complexos associados à reprodução, como os comportamentos de corte, e a fecundação é interna. Os machos possuem dois testículos, dois epidídimos, dois canais deferentes e um pênis. As fêmeas têm útero, vagina, genitália externa e um par de ovários e ovidutos.
Os filhotes de mamíferos nascem muito frágeis e dependem dos adultos para sobreviver. Por isso, os cuidados parentais são bastante desenvolvidos e mais prolongados do que em outros vertebrados. Além de alimentarem sua cria, os adultos a protegem contra predadores e lhe ensinam vários comportamentos não inatos.


CLASSIFICAÇÃO

Os mamíferos são divididos em três grandes grupos:

- Os monotremados, compostos por cinco espécies, são os únicos mamíferos ovíparos viventes. Os ovos são incubados até a eclosão dos filhotes, e o desenvolvimento embrionário termina do lado de fora. Exemplos de animais pertencentes a este grupo são as equidnas e os ornitorrincos, que vivem na Austrália e seus arredores.
- Os marsupiais, compostos por 280 espécies, se caracterizam por apresentarem marsúpio, ou seja, uma bolsa de pele no abdome onde a mãe abriga os filhotes externamente até completarem o desenvolvimento. Os cangurus, coalas e gambás são representantes deste grupo, os quais podem ser encontrados na Australásia e na América.
 - Os placentários são os mais diversificados, com mais de 5 mil espécies no mundo todo. Com longa gestação, os filhotes são inteiramente formados no útero, recebendo oxigênio e nutrientes da mãe por meio da placenta, a qual é um anexo embrionário exclusivo dos mamíferos.
Além destes grupos, os mamíferos são classificados em ordens, de acordo com a presença, o número e o tipo de dentes que apresentam. Abaixo podemos ver algumas das ordens desta classe:

Ordem Artiodactyla
Porco, veado, boi, bode, ovelha, camelo
Ordem Carnivora
Cão, lobo, leão, gato, urso, foca, morsa
Ordem Cetacea
Baleia, golfinho
Ordem Chiroptera
Morcego
Ordem Dasyuromorphia
Diabo da Tasmânia
Ordem Diprotodontia
Coala, canguru
Ordem Insectivora
Toupeira, ouriço
Ordem Lagomorpha
Lebre, coelho
Ordem Monotremata
Ornitorrinco, equidna
Ordem Perissodactyla
Cavalo, anta, rinoceronte
Ordem Primata
Lêmur, macaco, chimpanzé, homem
Ordem Proboscidea
Elefante
Ordem Rodentia
Rato, hamster, esquilo, porco-espinho
Ordem Sirenia
Peixe-boi
Ordem Xenarthra
Preguiça, tatu, tamanduá

Esperamos que vocês tenham compreendido tudo! Até o próximo post!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA OSORIO, Tereza. Biologia 2. 2a edição. São Paulo: Edições SM, 2013.

PAULINO, Wilson Roberto. Biologia, volume único. 10a edição. São Paulo: Editora Ática S.A., 2009.

SÓ BIOLOGIA. Os Mamíferos. Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/mamiferos.php>. Acesso em 24 de outubro de 2017.

DE LANA, Carlos Roberto. Mamíferos: Diversidade e Capacidade de Adaptação. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/mamiferos-1-diversidade-e-capacidade-de-adaptacao.htm>. Acesso em 24 de outubro de 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário