INTEGRANTES: Carolina Novaes (60136), Julia Lautert (48076), Nathália Pereira (51051) e Carolina Machado (65260)
Bem-vindos a mais um post do Blog Cientista! Hoje fixaremos o conhecimento adquirido do post anterior sobre o Reino Animal.
1. Cite características gerais dos animais
Os animais são organismos pluricelulares, eucarióticos, formados por tecidos bastante diferenciados e órgãos com funções específicas. Eles são heterótrofos, ou seja, incapazes de sintetizar o próprio alimento. Grande parte das espécies é dotada de um tubo digestório e, geralmente, possui órgãos sensoriais e sistema nervoso. Esses seres vivos possuem esqueleto, o que ajuda na sua sustentação, e apresentam blástula. Apresentam, também, comunicação e cooperação celulares e colágeno.
2. Explique os tipos de simetria presentes nos metazoários
SIMETRIA BILATERAL: os lados esquerdo e direito são semelhantes como se um fosse a imagem do outro em um espelho. (Figura A)
SIMETRIA RADIAL: qualquer plano vertical que passe pelo eixo central divide o animal em "fatias" espelhadas. (Figura B)
3. Como está dividido o Reino Metazoa e por que está dividido assim?
- Se voltarmos no post sobre metazoários, no início do assunto, temos na primeira imagem as relações evolutivas entre os táxons do Reino Animal. Portanto, podemos concluir que este reino é dividido em filos, os quais são:
Cordados, Equinodermos, Artrópodes, Nematoides, Anelídeos, Moluscos, Platelmintos, Cnidários e Poríferos (Esponjas). O Reino Animal está dividido assim, porque o ancestral comum aos filos foi evoluindo e evidenciando características morfológicas e moleculares diferentes, dando lugar a vários animais distintos entre si.
- E o Reino Metazoa também está dividido em 2 sub-reinos: Parazoa e Eumetazoa
4. O que são folhetos embrionários e o que são celomas?
FOLHETO EMBRIONÁRIOS: são as camadas de céulas oriundas da clivagem do ovo ou zigoto, sendo que a primeira camada a aparecer é a Ectoderme na fase de blástula; as demais são a Endoderme e a Mesoderme.
CELOMA: cavidade totalmente delimitada pela mesoderme.
Esperamos que todos tenham compreendido as questões! Até o próximo post!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COSTA OSORIO, Tereza. Biologia 2. 2ª Edição. São Paulo: Edições SM, 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário