Integrantes: Carolina Novaes (60136), Júlia Lautert (48076), Nathália Pereira (51051) e Carolina Machado (65260)
Turma 202
Bem-vindos a mais um post do Blog Cientista! Hoje vamos testar todos os conhecimentos adquiridos nos dois textos anteriores resolvendo algumas questões de vestibulares do Brasil. Será que seremos capazes?
Vamos lá!
RESPOSTA: A
JUSTIFICATIVA: Como ordem é um táxon mais abrangente que família, gênero e espécie, indivíduos da mesma ordem não serão obrigatoriamente desses mesmos táxons (família, gênero e espécie). Classe é mais abrangente que ordem, então indivíduos da mesma ordem serão obrigatoriamente da mesma classe. Espécie é o táxon mais específico, então os indivíduos da mesma espécie terão mais semelhanças entre si (ver texto sobre sistemática no qual essa ordem de táxons é explicada)
RESPOSTA: A
JUSTIFICATIVA: Nessa questão utilizamos os conhecimentos sobre cladogramas. E, como podemos ver pela análise deste aqui, a baleia e o pássaro (apesar de parecer estranho, já que, em primeiro momento, pensamos nesses animais como totalmente diferentes) têm mais ancestrais em comum, logo, espera-se encontrar maior semelhança entre seus genes.
RESPOSTA: C
JUSTIFICATIVA: Gênero é a primeira palavra no nome científico, a que está com letra maiúscula (como vimos nas regras de nomenclatura científica de Lineu), então observamos que 4 organismos têm o mesmo primeiro nome, e 2 têm outros nomes, então são três gêneros. Espécie é o segundo nome, logo, no texto são citados 6 espécies.
(pedimos desculpas pelos rabiscos, o livro pertencia a outra pessoa)
RESPOSTA: C
JUSTIFICATIVA: O cavalo e a zebra pertencem ao mesmo gênero, e os 2 tipos de rinoceronte, à mesma família. Logo, o cavalo e a zebra têm maior parentesco evolutivo.
RESPOSTA: D
JUSTIFICATIVA: Percebemos que esses dois táxons têm o mesmo primeiro nome, logo, o mesmo gênero e segundos nomes distintos, indicando que são de espécies diferentes.
a) Todos os animais mencionados pertencem ao gênero Felis, já que essa é o primeiro nome de seu nome científico.
b) Todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico porque têm mais semelhanças entre si, têm as características de espécie: têm semelhança morfológica, vivem num mesmo local, formam população, cruzam entre si e produzem prole fértil.
c) Toda família tem como terminação de seu nome IDAE, logo, Felidae designa corretamente a família a que pertencem os animais mencionados.
Esperamos que todos tenham compreendido as questões! Até o próximo post!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CASTRO OSORIO, Tereza. Biologia 2. 2ª Edição. São Paulo: Edições SM, 2013